sábado, abril 25, 2009

Um Orgulho...

A cabeça amarela... é a minha maninha :)



"São quase todos estudantes. Três rapazes e seis raparigas completam o grupo de teatro ARTEC. Mas há alguns com vidas de trabalhadores. Une-os o facto de, durante cerca de dois meses, se terem reunido quase diariamente, em horários pós-laborais, para fazerem teatro amador. Alguns entraram este ano para o grupo, outros já faziam parte da mobília.
O líder da trupe é Marcantónio Del Carlo e, embora seja o encenador do ARTEC, gosta de frisar, nos ensaios menos bons, que não é nenhum “mestre-escola”. É ele que impõe ordem no Bar Novo da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), o espaço que acolhe o ARTEC tantas noites.
As paredes deste bar já conhecem muitas histórias de teatro passadas. Desta vez, sabem que a peça a estrear hoje, NÚ, trata de “um casal de estudantes que trabalha num call center e… não! Não é! Esta é a história de Youness, um estudante de Erasmus, que está em Portugal há pouco tempo e adora “tocar” as colegas debaixo da carteira, em Literatura Grega III”, escreveu Marcantónio Del Carlo no panfleto de divulgação.
Mas não se resume a isto. Quanto a mim, esta peça trata de “pôr a nú” as relações entre homens e mulheres no seio universitário... Lima aspectos relacionados com todos e com cada um de nós intimamente, da mesma forma que nos “toca” no íntimo de formas diferentes. O objectivo é rir e chorar, mas, acima de tudo, deixar-nos a pensar.



Para isso, foram necessárias muitas horas de dedicação, muita arrelia, e muitas horas sem dormir de todos os jovens actores amadores constituintes do grupo ARTEC, assim como do encenador, da produtora, da cenógrafa e do luminotécnico. Abdicou-se da vida social, do estudo para os exames, mas, por vezes, a solução foi mesmo adiar ou atrasar os ensaios.
Quanto aos actores, com quem contactei diariamente não propriamente para fazer esta reportagem, mas sobretudo por ter descoberto, tal como eles, a paixão do teatro, esperam que os espectadores se riam e chorem. Querem, como costuma dizer o encenador, “curtir” a representação. Está quase a estrear e os nervos em todos apertam.
“ Nú” estreia hoje no Bar Novo da FLUL e estará patente até ao fim de Maio, ou quem sabe mais tempo, às sextas e sábados pelas 22 horas.

in http://noticias.sapo.pt/info/artigo/990037.html

3 comentários:

Anónimo disse...

Lololol Muito obrigada pela publicidade, Mano!!!

Para quem quiser dar um salto ao Blog do Artec,não se intimide e quem sabe dar um saltinho até lisboa para ver a cabeça amarela e mais algumas pessoas fantásticas, a colocarem tudo a NU.

http://www.oartec.blogspot.com/

Poeta do Penedo disse...

Meu caro Pedro muito barbudo, nunca me falaste da existência deste blog.
Não sabia que a cabecinha amarela, que está muito bonita e algo diferente, estava ligada ás lides cénicas.
Pois ficas a saber, meu caro, que aqui este teu amigo, em 1975, tirou o curso de formação de actores, na Casa da Cultura de Caldas da Rainha, e fez parte do elenco de um grupo de teatro amador- «Os Tibúrcios».
As saudades que eu tenho da boca de cena.
Muita sorte e êxito para a cabecinha amarela nas sua horas de ribalta.
Um abraço.

Filipe disse...

Olá, Pedro...! Não sei se ainda vens ao teu blog, mas gostava de dizer que sinto saudades tuas! Já não falo contigo há tanto tempo...

Espero que estejas bem! E espero também encontrar-te um dia destes e falar contigo sobre o que te tem acontecido, o que me tem acontecido, enfim... tudo isso!

Tu foste sempre um grande orgulho do Dar+ e um excelente amigo.


Um grande abraço!

Com muita estima,
Filipe Cachide.